mt segur colorido.jpg

RITOS DE PASSAGEM / definição:

Ritos de Iniciação ou Ritos de Passagem são celebrações que marcam mudanças e momentos importantes na vida de uma pessoa em termos individuais e/ou coletivos. 

 

O nascimento, o batismo, a primeira menstruação, a formatura,  o casamento, a separação, a menopausa, a morte/funeral e alguns rituais iniciáticos dentro de sendas espirituais são alguns exemplos de ritos de passagem.

São cerimônias que honram cada fase da vida do indivíduo, e o auxiliam a compreender mais a si mesmo e seu lugar no mundo e na sociedade. 

 

Esses Ritos marcam momentos de transição, transformação, crescimento e tomada de poder, e devem acontecer de forma consciente, integrada e direcionada, auxiliando no processo evolutivo.

 

Os ritos de passagem marcam também pontos de desprendimento, de deixar ir e criar o espaço interno na vida para que o novo venha. São momentos em que uma “ponte” deve ser atravessada, o velho deve ser abandonado para dar lugar ao novo.

 

Por exemplo, na cerimônia de casamento o indivíduo deixa para traz sua vida de solteiro, e faz votos de fidelidade e companheirismo a uma única pessoa. Algumas atitudes e hábitos da vida de solteiro são abandonados para dar espaço para uma “vida a dois”.

 

Nos tempos atuais e na sociedade moderna, a maioria desses ritos foram abandonados.  

 

Hoje em dia poucos ritos ainda existem, e em sua grande maioria, são vazios de conteúdo, simbolismo e profundidade, cumprindo apenas papéis de compromisso e cunho social. 

Porém, se forem realizados de uma forma mais compromissada e verdadeira, de acordo com os valores primordiais, conectados com a pureza da alma e os propósitos superiores, esses ritos de passagem podem trazer um senso maior de consciência, pertencimento, direcionamento e interligação individual e coletiva, dentro da compreensão do Todo e da importância de cada indivíduo nesse momento planetário.

O Adonai Gaya e  Mestra Joanita realizam alguns dos Ritos de passagem, honrando a compreensão e consciência do todo e de acordo com as características e particularidades de cada indivíduo. São eles: 

- Batismo

- Debutante

- Casamento 

- Gravidez

- Bodas

- Menopausa

- Memorial

- Ritos de Luto

Essas cerimônias trazem um conteúdo energético bem profundo, tanto para o individuo quanto para aqueles que estão presenciando a mesma.

​São momentos marcantes de elevação e integração.

* Para maiores informações e agendamentos, favor entrar em contato através do e-mail: adonai@adonaigaya.com.br